Praxe de Leiria
A tradição, o respeito e a integração académica vividos na ESTG 🧑‍🎓

A praxe é um conjunto de costumes e tradições académicas, transmitidos de geração em geração, que têm como objetivo facilitar e acompanhar a integração de todos os caloiros na Academia.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as praxes não se destinam a humilhar os novos alunos, nem se baseiam apenas em pintar caras ou fazer deles escravos. Da praxe, constam brincadeiras e atividades engraçadas que, com certeza, se tornarão em alguns dos teus melhores momentos académicos. Em Leiria, os órgãos de praxe são os seguintes:

1. Comissão de Praxe

É o órgão mais próximo dos estudantes e responsável por organizar a maioria das atividades de integração dos caloiros, como jogos, ações de receção e acompanhamento.

A Comissão de Praxe é um órgão da responsabilidade da TEV e que articula com ela sempre que necessário. É composta por Semi-Doutores, Doutores, Veteranos e outros membros experientes que acolhem, orientam e integram os caloiros com base no exemplo e no espírito académico. 

Aqui, ninguém fica para trás.

Email: comissao.praxe.estg@my.ipleiria.pt
Instagram: praxeestgleiria

2. TEV – Távola Elíptica Veterânica

A TEV é o órgão máximo da praxe dentro da ESTG.
É quem valida os editais, acompanha os processos internos e assegura que tudo decorre em conformidade com o Código de Praxe de Leiria.

Formada por estudantes de diferentes cursos, funciona como uma assembleia, onde as decisões são tomadas com seriedade e ponderação.

A TEV não tolera qualquer tipo de violência, agressão ou humilhação.
Se sentires que algo ultrapassou os limites, deves contactar a Comissão, a TEV ou a Associação de Estudantes.

Email: tev.estg@my.ipleiria.pt

3. Ordem D. Dinis

É o órgão máximo da praxe em toda a Academia de Leiria. Quando há dúvidas, conflitos ou decisões que envolvem mais do que uma escola, é a Ordem que intervém.

Liderada pelo Real D. Dinis e constituída pelas TEV’s de todas as escolas da Academia, representa a praxe enquanto instituição: avalia, aconselha, e quando necessário, decide. A sua palavra é respeitada em toda a Academia, pois nela reside a missão de preservar a essência da praxe e adaptá-la aos tempos que vivemos.

Email: ordem.d.dinis@my.ipleiria.pt

Código de Praxe de Leiria:

4ª Edição do Código de Praxe

Editais Aprovados pela TEV

Editais com efeito apenas na ESTG de Leiria

    1. (Anexo A) – Objetos Passíveis de Roubo
      Consultar Anexo
    2.  (Anexo B) – Objetos Não Passíveis de Roubo
      Consultar Anexo
Editais Aprovados pela Ordem D.Dinis

Editais com efeito em toda a Academia de Leiria